Biblioteca Entre Ribeiras Paul com grande dinamismo

Quem passa os olhos pelas redes sociais, rapidamente se apercebe que a Biblioteca Entre Ribeiras sedeada na Escola Básica 2 do Paul, não é um corpo amorfo na estrutura educativa nem na aprendizagem dos alunos, bem pelo contrário, tem vida, é dinâmica e leva a efeitos um conjunto de iniciativas algumas abertas à  comunidade envolvente que valem bem esta abordagem no InfP.

Querem exemplos? Pois bem. O mais recente será a Feira do Livro, onde incitaram neste Natal à compra de palavras, anunciado que se vendem na Biblioteca devidamente organizadas e a condicionadas em Livros, mas também recentemente outras iniciativas tiveram lugar neste espaço cultural , designadamente: "Laboratório da Alimentação", destinada aos alunos de 9º ano, a exposição de presépios sendo como é, um dos mais importantes símbolos do Natal, Feira dos Minerais, para além da evocação de dias dedicados a temáticas interessantes e que atravessam a atualidade. Estes são alguns dos exemplos, entre muitos outros, que reforçam a ideia de uma biblioteca ativa e preocupada não só com os seus principais utentes (os alunos) mas também com a comunidade educativa e pessoas que estão na periferia geográfica da escola.

É consensual que ninguém duvida da afirmação que as bibliotecas escolares apoiam a leitura e aprendizagem, mas esta do Paul vai mais longe e centra a sua ação na aquisição de competências de autonomia e de pesquisa, focando-se nos novos princípios de aprendizagem com ganhos diretos para todos.

Aliás, um estudo aponta para aspectos da educação mostrando que quem estuda mais tende a ser mais feliz e ter uma expectativa de vida maior.

"A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais", dizem os autores da pesquisa.

Uma educação que passa também, pela interação com os pais, educadores e comunidade em geral é sem dúvida mais consistente e com melhores resultados, sendo que, esta interação desejável, tem sido um dos pilares de atuação dos responsáveis da Biblioteca Entre Ribeira Paul. Ainda bem. Por isso é digno desta nota de destaque.

Já o dissemos e repetimos. As páginas deste Jornal Digital estão abertas à participação de eventuais colaborações que possam vir da equipa responsável pela biblioteca. Quando quiserem disponham e sempre que acharem oportuno avisem das vossas interessantes iniciativas. 


Partilhar