Estrela das águas doces já tem canto próprio

A Confraria da Truta do Paul, já tem um canto/ hino que enaltece a razão ser da sua existência, a truta do Paul.

 O projeto já tinha mais de dois anos e por força da situação pandémica tinha sido adiado por diversas vezes, só que agora tal como o diz o poema a estrela das águas doces já tem um canto próprio que de imediato fica no ouvido resultante da sua marcada matriz popular.

Com efeito, no segundo fim de semana de julho/2022, na apresentação publica do  canto/hino da  Confraria da Truta do Paul, que teve  lugar no auditório da vila o publico presente não deu  por mal empregue o seu tempo até porque antes numa interessante e esclarecedora intervenção Francisco Santos, com o tema “A importância da Truta na gastronomia portuguesa” identificou tipos de truta, primeiras referências a receitas de truta e a sua importância para a gastronomia local e ainda a referencia a vários locais com tradição da truta, passando por diversos restaurantes que servem truta e de que modo, apresentando ainda receitas de trutas confecionadas  um pouco mais  “fora da caixa”, que deixou a plateia a salivar.

Importa referir que sendo como era um objetivo da Confraria da Truta do Paul a criação de um “hino” que identificasse musicalmente esta associação a sua materialização só foi possível com total disponibilidade do autor da letra e música o paulense José Luís Adriano que trabalhou neste projeto graciosamente.

Concluído que estava o suporte musical informatizado e o arranjo instrumental, faltavam as vozes para o canto conhecer as luzes da ribalta.

 Aqui uma vez mais a solidariedade cultural falou mais alto e um grupo onde militam algumas das melhores vozes da freguesia fechou o processo para a audição publica.

Antes do momento mais aguardado da noite José Luis Adriano, explicou como concebeu o poema fazendo alguma analogia entre o comportamento da truta e o ser humano e para isso deu como exemplo entre outros o poema do refrão: “ela é forte!... corajosa!...faz da vida uma luta. não tem medo da corrente ou não fosse uma truta. Estrela das águas doces, o seu brilho é cintilante. rainha de cores vestida, ela é bela!... elegante!...

Mais um contributo para identidade cultural

Quando os adufes começaram a tocar acompanhados por uma guitarra e um acordeão   as vozes do coro deram ainda mais realce à beleza singela, mas arrebatadora deste canto/hino.  Estavam cumpridos o projeto e o sonho, tal como nos adiantou a vogal da direção Cidália Barata, “a Confraria da Truta do Paul orgulha-se dos valores culturais da sua terra e este canto é mais um contributo para a identidade cultural da vila. O canto é muito melódico e entrou bem no ouvido dos que  marcaram presença no auditório, Foi um momento muito bonito  até pelo poema que evoca a truta de uma maneira muito interessante, pelos instrumentos tão característicos  como são os adufes e a as belíssimas vozes do corro que  colaborou nesta aposentação e que  agradecemos, como também temos de agradecer ao Dr. José Luis Adriano pelo fantástico trabalho que fez  como autor  do poema  e musica que  contou ainda com a colaboração do  professor Hélder Filipe Gonçalves. Dizer ainda que foi um trabalho feito pelo autor   de forma graciosa, por isso a direção está reconhecida e agradece publicamente este valioso contributo de um paulense que muito já deu à sua terra natal”, frisa esta confrade.

Para José Luis Adriano a apresentação teve em linha com expetativa gerada, “na minha opinião o momento da apresentação foi o mais adequado e correu bem. Este era um trabalho que estava já algum tempo pronto e era importante apresenta-lo publicamente até para ver e recetividade que gerava, objetivamente e avaliar para reação das pessoas, o canto foi logo assimilado e acarinhado pelo publico.

Toda a estrutura do canto foi feita para ir ao encontro do gosto das pessoas e de que alguma forma tem uma ligação com a vida quotidiana da comunidade que através do grupo que constituía o corro se associou a esta iniciativa e que é preciso realçar por causa da sua disponibilidade e da qualidade vocal que evidenciou.

Deixo ainda uma palavra de apreço para a Confraria da Truta do Paul por ter esta iniciativa que não é muito habitual junto das suas parceiras” finalizou o autor do canto apresentado.


Partilhar