BREVES


Largo do Mercado foi palco da arte da representação

O Largo do Mercado foi o palco escolhido para o teatro de rua que a companhia Teatro das Beiras está a levar em itinerância em 16 freguesias do concelho com a peça “pequeno retábulo” de García Lorca”.

Trata-se de uma ação que tem o apoio do município e que visa “disseminar o teatro pelas freguesias”, numa “verdadeira missão de serviço público” sendo que, oferecer às famílias residentes, e aos que regressam para férias, um espetáculo desta natureza é uma mais valia cultural que se regista e aplaude.

Nesta apresentação na vila do Paul o publico muito atento aderiu e deixou-se envolver pela performance dos atores seguindo vivamente, todos os passos deles.

 

Núcleo dos sportinguistas comemora aniversário

O ambiente festivo dos sócios e simpatizantes do Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Vila do Paul que comemoraram o seu XIX aniversário, no último fim de semana de julho num restaurante local foi a nota dominante desta efeméride que teve ainda a missa em homenagem aos sportinguistas falecidos e bolo do aniversário para encerrar a comemoração.

 

 As Adufeiras da Casa do Povo numa roda viva

Um dos mais conceituados e relevantes grupos locais de música tradicional tem andado numa roda viva, estamos referir-nos às Adufeiras da Casa do Povo do Paul, que em julho participaram em eventos de dimensão nacional, projetando alem das fronteiras geográficas da vila e a região a qualidade  musical que se reconhece e  interpretando e representando  de alma cheia , algum saber do  povo de onde pertencem .

De forma aleatória aqui ficam algumas das atuações nos mais diversos palcos do pais:

 Conferência sobre Música Tradicional a nível Mundial. O ICTM (International Council for Traditional Music) que na Universidade Nova trouxe a Portugal largas centenas de musicólogos, palestras, workshops e concertos, e claro as Adufeiras.

 Na aldeia do Sobral de S. Miguel (aldeia do Xisto) nas inaugurações da Loja da Aldeia do Xisto e da Casa do Saber Fazer

Terceira edição da Feira Ibérica de Teatro do Fundão, com organização da ESTE- Estação Teatral do Fundão e CMF.

 Em representação da Casa do Povo do Paul no Museu do Santuário de Fátima. No âmbito da exposição temporária, aberta ao público — “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, onde foram abordados vários temas relacionados com as vivências locais...( Ciclo da terra e rituais....)

Mês da DiverCidade - 2022 — com Adufeiras da Casa do Povo do Paul.

Seguramente que tiveram ainda outras intervenções, mas deixámos só estas para se perceber a grande dinâmica deste grupo.

 

Sangue é vida, recolha na Dona Beatriz

A mais jovem associação da vila, não tem parado com um conjunto de iniciativas de vária índole, sem perder de vista a sua matriz principal de solidariedade ativa para com os outros.

É por isso que a Associação Dona Beatriz merece o apoio de todos os que acreditam nos valores que defende e na nobreza dos mesmos.

 Desta vez lançou mão de uma campanha de recolha de sangue que vai acontecer já no dia 6 de agosto/22 entre as nove e as treze horas na sua sede social.  Quem se inscreveu e quem pode está a ajudar o seu próximo   de forma altruísta e solidaria, sendo que o sangue é vida.

 


Partilhar