Missa da paz do amor e da alegria

No encerramento das comemorações do tricentenário da Igreja Matriz do Paul a Missa da Paz, do Amor e da Alegria, foi um momento solene e de grande beleza que perdurará na memória dos que encheram por completo este espaço religioso.

Uma missa que de raiz foi musicalmente concebida pelo paulense José Luís Adriano e com orquestração de Hélder Gonçalves, tendo sido dedicada   à memoria dos pais do autor da música e ao povo do Paul.

Na verdade, este era um projeto há muito concebido e também há muito tempo era para ser concretizado, já que a pandemia foi sucessivamente adiando a sua apresentação que acabou por acontecer no último fim de semana de maio.

Com uma acústica  singular  e que potenciou a interpretação de um coro de  associados do Clube Professore da Covilhã , amigos  desta cidade e do Paul, servido de excelentes vozes  de ambos os sexos muito bem apoiado pelo instrumental usado  neste momento único, a Igreja Matriz  do Paul foi palco de uma eucaristia dominical  diferente  e que proporcionou aos  fieis desfrutarem de cânticos que encheram a alma, provocaram o despertar de emoções e espiritualidade quando ecoaram de forma melodiosa e arrebatadora nesta igreja de característica barroca, apresentando um interior riquíssimo, possuindo ainda um apainelamento, com belo espécimen de pintura da arte italiana, invocando Nossa Senhora da Anunciação, orago da mesma igreja e freguesia. É considerada por especialistas o maior quadro pintado existente em Portugal. Dos seus cinco altares evidenciam-se três em bela talha dourada com fino ornamento, assim como as belas e antigas imagens da liturgia cristã. O governo de Portugal considerou a igreja monumento de interesse público, na portaria 550/2014, de 4 de julho, ainda de acordo com esta portaria, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz do Paul, foi provavelmente edificada em finais do século XVII ou no início da centúria seguinte, constituindo um exemplar típico dos pequenos templos paroquiais da época, sendo que, esta belíssima igreja foi palco desta também belíssima manifestação musical intitulada Missa da Paz, do Amor e da Alegria.

Um ano de trabalho para um dia de sucesso

Ouvimos o celebrante da eucaristia que nos adiantou, “antes de mais agradeço ao coro este momento até porque como se diz cantar é rezar duas vezes.  Trezentos anos de existência significam que a fé acompanhou durante este tempo todo a comunidade paulense e hoje com esta missa diferente foi dado mais um passo para consolidar esta mesma fé”, refere o padre Nico, natural da longínqua Indonésia.

O mentor e diretor do  coro que durante mais de um ano trabalhou para que  este projeto  tivesse este resultado  tão positivo era um homem satisfeito,” tive a honra de ser convidado para pertencer à comissão que promoveu esta comemoração do tricentenário da igreja matriz do Paul e por isso surgiu este trabalho de raiz e fiz esta missa  com cânticos que pudessem em ir ao encontro das pessoas   e até a julgar pelo silencio e depois pelas manifestações  estes  cânticos tocaram a alma  dos presentes que  gostaram  francamente  desta Missa da Paz , do Amor e da Alegria”, argumenta  José Luís Adriano.


Partilhar