MIcologia - O Lactarius deliciosus e o Lactarius chrysorrheus

Apesar do Lactarius deliciosus e do Lactarius chrysorrheus estarem associados a plantas distintas, muitas vezes as várias espécies florestais estão consociadas ou implantadas em bordadura ou nas proximidades, fazendo com que as raízes de umas, prolongando-se algumas dezenas de metros, apareçam a grande distância, na influência das copas de outras árvores, carregando o micélio dos fungos associados.

Não é raro ver Lactarius deliciosus fora e longe do pinhal, no meio da erva ou debaixo de arbustos. As raízes de pinheiro, capazes de atravessar estradas, progridem com facilidade para espaços onde encontrem melhores condições de desenvolvimento.

O mesmo acontece com as outras árvores, pelo que nestas circunstâncias, assim como se podem encontrar Lactarius deliciosus perto de folhosas, também nos podemos deparar com Lactarius chrysorrheus sob o domínio de coníferas.

Se os aspetos ecológicos estão algo matizados, quando aparecem em simultâneo as duas espécies no mesmo local, há que as saber identificar corretamente, pois apenas uma delas (o Lactarius deliciosus) é comestível.

O tamanho, a forma e a cor do esporóforo, embora com evoluções distintas nestas espécies, em dadas alturas, podem apresentar-se algo ou muito semelhantes e, à primeira vista, olhando apenas para a parte superior do chapéu, podem confundir-se com facilidade. Depois de uma análise mais pormenorizada, rapidamente se verifica que ambas têm várias características morfológicas e organolépticas distintas, apresentando-se de seguida as mais evidentes.

Latex

Por toda a superfície, qualquer lesão infringida aos esporóforos (cogumelos), provoca a libertação de latex de uma cor que se altera na presença do ar, fenómeno mais evidente no estado jovem. As áreas afetadas ficam manchadas com a cor resultante da oxidação sofrida. As marcas das mudanças são percetíveis sobretudo nos exemplares mais velhos .

(Continua na próxima  edição) 

José Luís Gravito Henriques, Eng.º Agrónomo

NR: O artigo do reputado micolo e colaborador deste jornal trazia  várias fotografias  legendadas e apensas ao  texto, como só podemos incluir  em  cada artigo  4  iremos publicar as primeiras devidamente legendadas e na próxima edição  vamos recuperar parte deste artigo ( para os leitores  não perderem o fio à meada) e conclui-lo com as restantes fotografias e parte final do artigo enviado e o qual agradecemos.

 

 

 


Partilhar