Recordando o “Top Cinco” das visualizações

Não é nenhuma modalidade desportiva,  mas como tem uma  classificação...

Numa retrospectiva dos quais foram os “campeões “das visualizações, fazemos nesta edição especial uma viagem em jeito de síntese pelos artigos que por uma razão ou outra mobilizaram mais de duas mil visitas para o quinto lugar neste top cinco, enquanto que para o primeiro ultrapassou numa só edição mais de cinco mil.

Unidades locais de proteção civil nas freguesias e mais equipas florestais

5209 Visualizações - “A intenção do Governo que quer promover a criação de unidades locais de proteção civil nas freguesias, segundo as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017, pode vir ao encontro nem a propósito da resolução de algumas das situações problemáticas com que as freguesias são confrontadas e que agora dependem exclusivamente da (in) ação dos Serviços de Proteção Civil das Câmaras Municipais

De facto, na área da proteção civil, a prioridade do Governo é a implementação de uma estratégia nacional de cariz preventivo e de "robustez operacional", sendo então sua intenção promover a criação de unidades locais de proteção civil nas freguesias, enquanto "estruturas de concretização das ações fixadas pelas juntas de freguesia, em articulação com os serviços municipais de proteção civil".

Entretanto, outro dos objetivos das GOP neste capítulo da Proteção Civil, passa pelo "reforço do patamar municipal" do Sistema Nacional de Proteção Civil através da "descentralização de competências, consolidação dos serviços municipais de proteção civil e melhoria dos níveis de coordenação operacional à escala concelhia".

O Governo quer também o reforçar "a capacidade de monitorização e gestão dos riscos, dos sistemas de alerta e de aviso às populações e do envolvimento dos cidadãos para a construção de comunidades mais resilientes a catástrofes", ainda segundo as GOP, é ainda intenção do Governo valorizar o voluntariado, através do reforço do financiamento das associações e de novos incentivos aos bombeiros”.

Solidariedade para ajudar o Márcio a vencer

4242 Visualizações – “Nas últimas semanas a comunidade paulense foi confrontada com um pedido de ajuda para um menino de seu nome Márcio Carvalho da Silva.

Pouco ou nada se sabia sobre a enfermidade deste menino.

Sabia-se só que era e é um menino que precisa da solidariedade ativa de todos os que a possam dar.

Os pais vivem em Alijó e de tão longe veio o pedido de ajuda, pela voz e mão de uma tia do Márcio, Isabel Morgado que trabalha numa unidade agrícola da vila do Paul.

Como a solidariedade não tem fronteiras, já se realizaram diversas iniciativas no Norte do país como caminhadas e jogos solidários, desta vez, aconteceu na freguesia paulense, com um jantar que reuniu cerca de noventa pessoas e mais importante um contributo significativo”,.

Sara Fonseca lança livro infantil

3339 Visualizações – “O gosto pela escrita de Sara Fonseca tem agora expressão no lançamento do seu primeiro livro infantil, que vai acontecer no dia 22 de Maio/16 no Teatro das Beiras da Covilhã, pelas 16 horas.

Intitulado A Hortinha Encantada, o livro que agora conhece o prelúdio da sua existência nasce do conteúdo profissional de Sara Fonseca, ligada aos cuidados de saúde primários e da necessidade de criar histórias para as crianças para não falar com elas de forma pouco motivante nas sessões de esclarecimento sobre os cuidados de saúde primários.

Desta necessidade de criar centros de interesses para as crianças, resultou também a necessidade de escrever  A Hortinha Encantada, que espera-se, seja o primeiro de muitos que  resultem da veia literária da enfermeira escritora.

Prazeres Geraldes agraciada com medalha de prata do Município da Covilhã

3053 Visualizações – “Falar de uma figura paulense que diz querer cantar até que a voz lhe doa e que há mais de meio século se tem dedicado à defesa da cultura local e ao fado, usando um instrumento com que Deus a abençoou – a sua inconfundível voz, é falar de Prazeres Geraldes. O Município da Covilhã decidiu atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal categoria de prata no próximo dia 20 Outubro/16, no âmbito das comemorações dos 146 anos da elevação da Covilhã à categoria de cidade.

Maria dos Prazeres Gouveia Simões Geraldes, é uma mulher coragem, mãe sofrida, folclorista e fadista.

A sua entrega à causa da cultura local remonta ao tempo em que o marido José Geraldes, reergueu o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul e, dai para cá, nunca mais deixou de participar nas lides folclóricas, a não ser quando o destino a obrigou a fazer luto pela morte do marido em 1978 e, depois mais tarde pelo filho mais novo que, em circunstâncias dramáticas, deixou o mundo dos vivos”

Restaurante O Hélder, aposta na qualidade há vinte anos

2254 Visualizações - “Um dos mais conhecidos restaurantes da vila e mesmo ao nível nacional, pelo menos, grandes figuras do teatro, televisão, cinema e mundo do espetáculo, já passaram pelo Restaurante “o Helder”, já há duas décadas que aposta sobretudo em dois factores; qualidade e simpatia.

De facto a aposta desta unidade de restauração de cariz familiar tem dado bons resultados. Aberto todos os dias para o almoço, no entanto no Inverno fecha para o jantar de segunda à quarta, o Restaurante “O Helder” tem recolhido opiniões dos clientes muito favoráveis, “tem pratos ótimos, quanto à qualidade e confecção, a que deve juntar-se a simpatia dos seus proprietários. Continuem! Continuem a defender a qualidade” dizem os frequentadores deste espaço.



Partilhar